2009-2020-2009, passando por 1640

 Sonia Regina




foto de Felipe Fittipaldi
















Nasci e moro na "cidade mais feliz do mundo". Assim disse a revista americana "Forbes" em 02.9.09.
Não satisfeitos com isso, meus pais fixaram residência no bairro mais democrático e movimentado da cidade. Parece que todos moram aqui, não há como não encontrar um conhecido numa esquina qualquer – a qualquer hora. As avenidas principais parecem ser o grande quintal de todos nós, moradores.
Descer pelo elevador é simples, embora more num prédio que é metade comercial. A gente acaba se acostumando com o esquisito tom que carrega: em uma mesma viagem leva pessoas arrumadas ao médico ou ao dentista, carrinhos de feira e seus donos vestidos modestamente, corpos quase nus em busca de boas marés.
Ônibus que vêm dos subúrbios trazem banhistas que desconhecem nossa história e dela prescindem para se divertir. As águas salgadas curvam-se a eles, numa acolhida generosa.
Gosto de caminhar por lá. Nunca da mesma forma o dia amanhece, mas sempre gentis são os pescadores do posto 6, exibindo seus pescados ainda nas embarcações. A claridade chega aos poucos às escamas e elas brilham intensamente. Sinto-me numa cidade do interior. 



Ler na íntegra aqui


 

Nenhum comentário: