Plagiado, poema de Bilac fica em 35º lugar em concurso de Jundiaí

 COM ESTE TÍTULO, A NOTÍCIA RECEBIDA POR E-MAIL ATRAVÉS DA LISTA [PoetasdelMundo_Brasil] DIZ:
 
 
“O Pássaro Cativo”, conhecido poema de Olavo Bilac - jornalista carioca nascido em 1865 e membro fundador da Academia Brasileira de Letras - foi classificado em 35º lugar no Concurso de Poesia realizado pela Associação Preservação da Memória da Companhia Paulista, de Jundiaí.

O poema foi enviado por um dos participantes, que assinou com pseudônimo, conforme exigia o regulamento. Após a classificação de 50 poemas e publicação em revista, a falha da organização foi percebida. “A primeira edição do concurso foi decepcionante.

Ficamos frustrados e não vamos mais realizar uma próxima edição no ano que vem em função do que ocorreu, mas não desmerecemos os outros classificados. Infelizmente só percebemos que era o poema de Olavo Bilac quando a revista já estava impressa”, lamenta o presidente da associação, Eusébio Pereira dos Santos. De acordo com a escritora Júlia Fernandes Heimann, que participou da comissão julgadora do concurso ao lado das poetisas Valquíria Gesqui Malagoli e Renata Iacovino, o texto passou despercebido entre outros 96 recebidos pela associação. “Fizemos um documento assim que percebemos o equívoco e o participante não recebeu o prêmio.

Isso acontece em alguns concursos; não é inédito, pois já recebemos poemas de Vinícius de Moraes, por exemplo. A gente nunca imagina que uma pessoa pode ter uma atitude dessa e também não temos um computador na cabeça pra lembrar dos poemas de autores conhecidos. O concurso exigia apenas poesias inéditas, com temática livre”, justifica a escritora. 

.........................................................................................................................................................


O POEMA:

O Pássaro Cativo
Olavo Bilac


    Armas, num galho de árvore, o alçapão;
    E, em breve, uma avezinha descuidada,
    Batendo as asas cai na escravidão.

    Dás-lhe então, por esplêndida morada,
                 A gaiola dourada;
    Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:
    Porque é que, tendo tudo, há de ficar
                 O passarinho mudo,
    Arrepiado e triste, sem cantar?

    É que, crença, os pássaros não falam.
    Só gorjeando a sua dor exalam,
    Sem que os homens os possam entender;
                 Se os pássaros falassem,
    Talvez os teus ouvidos escutassem
    Este cativo pássaro dizer:

                 “Não quero o teu alpiste!
    Gosto mais do alimento que procuro
    Na mata livre em que a voar me viste;
    Tenho água fresca num recanto escuro
                 Da selva em que nasci;
    Da mata entre os verdores,
                 Tenho frutos e flores,
                 Sem precisar de ti!
    Não quero a tua esplêndida gaiola!
    Pois nenhuma riqueza me consola
    De haver perdido aquilo que perdi ...
    Prefiro o ninho humilde, construído
    De folhas secas, plácido, e escondido
    Entre os galhos das árvores amigas ...
                 Solta-me ao vento e ao sol!
    Com que direito à escravidão me obrigas?
    Quero saudar as pompas do arrebol!
                 Quero, ao cair da tarde,
    Entoar minhas tristíssimas cantigas!
    Por que me prendes? Solta-me covarde!
    Deus me deu por gaiola a imensidade:
    Não me roubes a minha liberdade ...
                 Quero voar! voar! ... “

    Estas cousas o pássaro diria,
                 Se pudesse falar.
    E a tua alma, criança, tremeria,
                 Vendo tanta aflição:
    E a tua mão tremendo, lhe abriria
                 A porta da prisão...

                                                             Olavo Bilac

    Do livro: Poesias Infantis, Ed. Francisco Alves, 1929, RJ

Nenhum comentário: