Tudo Azul - artigo




"O que você diria para um jovem que deseja ser escritor? Rodrigo – Primeiro: Viva ao máximo! O que importa são os momentos. Se o livro for rejeitado, não desista! Se você gosta de escrever, então escreva para você mesmo. Eu só fui publicado quando escrevi para mim mesmo."

[na entrevista realizada por Ramon Mello e publicada no Portal Literal em 4.11.08]




Disse e fez, o poeta e escritor Rodrigo de Souza Leão, até o dia primeiro de julho. Morreu de ataque cardíaco, numa clínica do Rio.
Entre os 50 finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2009 com o romance TODOS OS CACHORROS SÃO AZUIS, tendo publicado em 2009 o livro de poemas CAGA-REGRAS, deixa um livro por editar. Conta Daniel Lopes, no blog Amálgama: "O senhor Antonio Leão, pai de Rodrigo, me informa que, junto com amigos do filho, fará um esforço para publicar um livro que Rodrigo deixou acabado, intitulado Me rouparam uns dias contados — um trecho do qual, ainda segundo Antonio, aparecerá no caderno Prosa e Verso d’O Globo do próximo sábado."
No blog de Rodrigo - Lowcura -, o encontro com o poeta e suas produções e com o homem, em seu cotidiano e na convivência consigo próprio e a diferença. Diz na entrevista realizada por Ramon Mello: "O meu ser é diferente dos outros. O esquizofrênico tem que ter uma sensibilidade para entender que é diferente."
Eu não o conheci pessoalmente, apesar das tangentes. Tivemos em 2000 uma aproximação única quando me entrevistou para o suplemento Conversa aos Domingos, publicado em 20 de agosto pelo PD-Literatura - O Cyberjornal de Literatura.
A imagem é uma pequena homenagem minha: uma composição com a foto "RoddHandsomeFace.jpg" (do seu perfil no Lowcura) e o poema Eu (post de 4.5.09). Abaixo, algumas indicações de leitura acerca de Rodrigo de Souza Leão:

Blog cantar a pele de lontra
Entrevistas realizadas por Rodrigo de Souza Leão
Edição digital do Jornal Estado de São Paulo
Blog Poesia Hoje
Blog Amálgama
Revista Literária Polichinello


Nenhum comentário: