TODAS AS COISAS À SUA VEZ [Abecedário]

(fragmentos)                                                                                                                 Transfixão de Silviano Santiago 




 ‘Deduzo, logo não concluo.’


O pavio curto da dinamite revolucionária (...) faltou um palito de fósforo à minha geração. Somos delicados os marxistas ocidentais.’


Mais aguda é a dor, mais agudo é o sentido da vida. Certo? Falso. Mais aguda é a dor, mais inevitável é o precipício. Tibum!’


Corrijo-me. Aiiiii! tão intensa a dor. Oooooh! tão intenso o alívio.’


 ‘Mentira: medo de perder a palavra.’


 ‘O tempo presente é um terrível hiato. As macieiras cobriam-se de flores. Lá no horizonte vicejará a terra desconhecida e civilizada.’


 ‘Posso me substituir por qualquer um que me visita. Ninguém que me visita pode me substituir. Obsessão de réptil, em especial daquele chamado camaleão.’


 ‘Uma frase incompleta me vem ao espírito com insistência. Ninguém pode saber o que é a sensibilidade da pele até-‘


 ‘Quatro horas e vinte e três minutos da madrugada. Que espécie de heroísmo é esse?’


 ‘Afagar é uma coisa. Conhecer é outra bem diferente.’


 Poema
   Não me interessam mais as coisas que não me interessam.’



Tenho as mãos de assassino e o corpo de ditador. Tenho os pés de fanático e a alma de torturador. Sai da frente! Amanheci hoje puro ódio.’

'Descoberta. Ele ataca até a imaginação. O câncer na palavra.’


   "Feito pó, feito pólen, feito fibra, Feito pedra, feito o que é morto e vibra."
Vinícius de Moraes.


Nenhum comentário: