Maria
Clara Bonetti Paro
OS POETAS aqui reunidos dão uma dimensão da
variedade da poesia americana deste século, e as traduções permitem-nos explorar
as sutilezas de cada poema com segurança e prazer.
Em ordem cronológica de nascimento, o primeiro é
Wallace Stevens (1879-1955), o poeta moderno que Marjorie Perloff coloca como um
dos quatro ou cinco melhores escritores americanos do século. Stevens começou a
publicar sua obra com mais de 40 anos. Seu primeiro livro, Harmonium, é
de 1923. Seguem-se Ideas of Order (1935), Owls Clover (1936),
The Man With the Blue Guitar and Other Poems (1937), Parts of a
World (1942), Notes Toward a Supreme Fiction (1942), Esthétique du
Mal (1944), Transport to Summer (1947) e The Auroras of Autumn
(1950). Em 1951 é publicado The Necessary Angel: Essays on Reality and the
Imagination e, em 1954, Collected Poems deu-lhe o Prêmio Pulitzer e o
National Book Award. Em 1957, foram reunidos epigramas, ensaios, uma coleção de
peças e alguns poemas publicados sob o título Opus Posthumous.
ELIZABETH BISHOP (1911-1979) é uma poeta
personalíssima cuja obra afasta-se da experimentação estilística dos modernos e,
também, dos preceitos da poesia Beat, da poesia de Black Mountain e a da Escola
de Nova York. Viveu no Brasil de 1951 a 1979 e verteu para o inglês poemas de
vários de nossos escritores. Sua poesia está reunida em The Complete Poems:
1927-1979. Seus textos em prosa estão publicados em The Collected
Prose, e suas cartas podem ser lidas em português em Uma arte: as cartas
de Elizabeth Bishop.
FRANK O'HARA (1926-1966), assim como John Ashbery,
é associado ao grupo que se convencionou chamar de Escola de Nova York. Com
influência do dadaísmo e do surrealismo francês e inspirado pelos pintores
expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, Willem de Kooning, Jasper
Johns, O'Hara tenta, em seus poemas, dialogar com outras artes. Seus livros de
poesia são A City in Winter (1952), Meditations in an Emergency
(1957) e Lunch Poems (1964). Em 1971, veio a público Collected
Poems, onde está incluído o seu ensaio crítico sobre o papel do eu em
sua obra, chamado Personism a Manifesto.Em 1978, publicou Collected
Plays.
JOHN ASHBERY (1927- ), talvez o mais importante
poeta americano da atualidade, é alinhado por Perloff na tradição
anti-simbolista que vem de Rimbaud e passa por Gertrud Stein, Ezra Pound,
William Carlos Williams e Samuel Beckett, através do dadaismo e da fase inicial
do surrealismo. Seu livro Self-Portrait in a Convex Mirror recebeu três
prêmios literários: o Pulitzer de 1976, o National Book Award e o National Book
Critics Circle Prize. O poema que dá título ao livro foi analisado por Viviana
Bosi Concagh, em tese defendida na USP: John Ashbery: um módulo para o
vento. Em poesia: Some Trees (1956), The Tennis Court Oath
(1962), Rivers and Mountains (1962), The Double Dream of Spring
(1970), Three Poems (1972), Self-Portrait in a Convex Mirror
(1975), Houseboat Days (1977), As We Know (1979), Shadow
Train (1980), A Wave (1981), April Galleons (1987), Flow
Chart (1991), Hotel Lautréamont (1992), And the Stars Were
Shining (1994) e Can you Hear, Bird (1996).
MARK STRAND (1934- ) tem uma poesia introspectiva e
meditativa que exprime o vazio e a solidão. Seu livro Reasons for Moring
é considerado um exemplo de surrealismo americano. Esteve no Brasil como
conferencista da Fulbright, em 1965-66. Suas publicações incluem livros de
poesia como Sleeping with One Eye Open (1964), Reasons for Moving
(1968), Darker (1970), The Story of our Lives (1973), The Late
Hour (1978), Selected Poems (1980), The Continuous Life
(1990). Entre suas traduções merece destaque Travelling in the Family
(1986), com poemas de Carlos Drumond de Andrade.
MICHAEL PALMER (1943- ) é um poeta inovador que
participa de uma contra-tradição inaugurada pelo grupo Black Mountain College.
Tem poemas incluídos em antologias dos Language Poets. Seus livros são
Plan of the City of O (1971), Blake's Newton (1972), The
Circular Gates (1974), Without Music (1977), Notes for Echo
Lake (1981), First Figure (1984), Sun (1988) e At
Passages (1995).
Publicado na Revista Scielo
Publicado na Revista Scielo
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Maria Clara Bonetti Paro é professora do
Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da
Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara).
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