Nam Myoho Renge Kyo - o mantra do sutra de lotus


O mantra é escrito em sânscrito e recitando NAM MYOHO RENGE KYO expressamos a realidade essencial da vida.

O Ser interno (estado de Buda) contém o universo em potência [microcosmo]. Contactando-o ao menos por um instante ficaremos unos com a unidade das coisas e estabeleceremos conexão com o cosmos universal [macrocosmo].

Em outras palavras, contactar a essência do Ser - revelando a natureza de Buda que existe em cada um de nós, no nosso interior - e conectá-la à lei cósmica.

É isso que propicia a realização dos desejos, a harmonia, a energia e o bem-estar depois da meditação ou da recitação do mantra.

Os 3 videos abaixo perfazem um total de 13 minutos, em ritmo crescente de velocidade e de dificuldade, portanto. Dão uma ideia boa da pronúncia e do ritmo do mantra Nam Myoho Renge Kyo.

No budismo dos seguidores de Nitiren Daishonin (Japão - 16 de fevereiro, 1222 - 13 de outubro, 1282) é recitado pela manhã e à noite, após serem feitos 2 pedidos. 

Esse mantra integra o sutra de lótus, um dos últimos ensinamentos deixados pelo fundador do budismo, o Buda Siddhartha Gautama (Índia - 563 AC - 483 AC)


O texto Mantra - O Som da Divindade, do qual colo fragmentos no final, pode ser lido na íntegra aqui
 


















" Mantra - O Som da Divindade

Os mantras são sons sagrados e dotados de grande força energética, que nos ajudam a entrar em estado de meditação e a realizar os nossos objetivos. Eles são em idioma sânscrito, a língua sagrada dos Hindus. Nos permitem atingir um estado de superconsciência e viver bem as nossas vidas, desfrutando de saúde, tranqüilidade e equilíbrio.

Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, diariamente, ou pelo menos em dias alternados. Segundo os Hindus, um mantra deve ser repetido 8 ou 108 vezes. 

Quanto melhor a pronúncia, melhor será a eficácia de cada um deles. 

Não precisamos ser adeptos do budismo ou de qualquer outro segmento religioso, para podermos entoar os mantras a seguir:
 

NAM MYOHO RENGE KYO

Nam significa “devotar-se”, “vincular-se”, “reconhecer” o essencial. Myoho, literalmente, significa “Lei Mística”. Myo traduz-se por “substância da verdade eterna”, difícil de compreender ou além da compreensão, portanto, místico. Ho traduz-se literalmente como “lei”. A junção de Myo e Ho resulta resumidamente em “Lei Mística”, que pode ser chamada também de lei da razão ou verdade oculta. Em outras palavras, a junção Nam-Myoho significa reconhecer o essencial, vincular e devotar a vida a essa verdade essencial.

A palavra Renge traduz-se por Lótus, daí a origem do título “Sutra de Lótus”. O lótus inclui-se no contexto com o significado de “simultaneidade de causa e efeito” por ser uma planta que produz flor e semente ao mesmo tempo e floresce em lugares sujos como os pântanos. Em sentido figurado, significa “existir” em meio à realidade, ou ainda, desprender-se da ilusão e enxergar a realidade essencial. Complementando-se o sentido de Nam-myoho-renge, temos “reconhecer e devotar-se à Lei Essencial de Causa e Efeito Simultâneos”.

A palavra Kyo significa “fenômeno vital universal” ou “continuidade sem fim em constante transformação”. Se assim juntarmos os significados, temos ao final: “reconheço e devoto minha vida à lei essencial da simultaneidade de causa e efeito em meio à eternidade da vida”.

Os ensinamentos budistas têm, genericamente, esse sentido prático expresso nessa tradução simplista de Nam-myoho-renge-kyo, embora na variedade de interpretações também sejam citados outros pontos como sendo essenciais.

É praticamente impossível descrever em poucas palavras esse poderoso mantra. Dessa forma, procurei acima, apenas destacar alguns de seus pontos básicos. NAM MYOHO RENGE KYO, representa a expressão da verdade máxima da vida, ou a realidade essencial da vida.

Mas, se você se dispuser a coloca-lo em prática no seu dia a dia, o sentirá em sua toda sua plenitude. Pegue pelo menos cinco minutos de cada um de seus dias e o recite em voz ao meio tom. Faça isso e irá sentir a energia pulsando em seu cardíaco. Recite-o por uma semana e veja o resultado em você. (...) "


[ leia na íntegra aqui ]



3 comentários:

jorge vicente disse...

Maravilhoso post, minha querida Amiga!!!

Bom Natal!

Beijos
Jorge

sonia regina disse...

Que bom que gostou, Jorge!
Um beijo grande
da Sonia

Anônimo disse...

Adorei ouvir pela primeira vez essa pronúncia. Um colega me passou uma revista e achei muito bacana os ensinamentos.
Claudinei